7 de mar. de 2009

Granola

Um breve histórico sobre a granola:
"A granola nada mais é do que um composto de cinco cereais torrados - aveia, arroz, trigo, milho e centeio -, misturados com mel ou açúcar mascavo e frutas, como uvas passas, flocos de maçã e castanhas. Ela também serve para regular o intestino, além de ser fonte de vitaminas A, B e C, proteínas e ferro.
Mas de onde surgiu a idéia da granola?
Com raízes no movimento vegetariano, o início da granola se deu quando, por volta de 1830, o americano William Sylvester Graham, inventou a farinha integral, composta de cereais moídos, sem nenhum aditivo. A partir daí, em 1863, o sanitarista James Jackson resolveu assar esta farinha integral, criando assim um farelo que ele batizou de “granula”.
Foi então que em 1870, outro sanitarista, o americano John Harvey Kellogg, criou uma mistura de grãos de aveia, trigo e milho assados para servir a seus pacientes. Como ele também chamou esta cmbinação de “granula”, Jackson entrou com um processo que fez Kellogg mudar o nome de granula para granola. Apesar disso, a pasta de milho - o Corn Flakes - criado por Kellogg logo depois, fez mais sucesso, ficando a granola esquecida por décadas.
Só foi a partir de 1960, que a granola foi trazida de volta por meio dos hippies, tendo ficado, desde então, cada vez mais popular.

Com informações de Cynthia Antonaccio"

Eu sei que adoro granola e faço a minha em casa, hoje nao lembro mais os valores para poder mostrar como compensa fazer em casa, nao sei quanto custa uma caixa nos supermercados, porque realmente nem procuro mais há anos.

Receita:

A base é:

2 xícaras de gérmen de trigo - 500 gr de aveia - 3/4 de copo de óleo( a escolher: girassol. canola,algodão ou milho, menos soja) - 1 xícara de açúcar mascavo ou rapadura ralada - 1 colher de chá de sal marinho e 2/3 de copo de água- essência de baunilha

Os complementos:

use uma xícara de cada do que quiser, as sugestões

(oleoginosas) castanha de caju,gergelim, linhaça,coco seco ralado,amendoim(já torrado) etc

(frutas secas) uva-passa, maça desidratada

Misture todos os secos numa tigela bem grande menos o açúcar, num copo misture o óloe, a água, o sal e açúcar, depois já derramando aos poucos em cima da mistura seca, mexa com uma colher de pau ou mesmo com as mãos, porque dá para sentir onde não está úmido. Espalhe a mistura numa assadeira, sem untar nem nada, leve ao forno e quando começar a exalar o cheiro bom, revolva a mistura delicadamente, fazendo as partes ainda úmidas ficarem em cima e irem desidatrando com o calor do forno, quando estiveram douradinha retire do forno,deixe esfriar e guarde em pote seco.

Num copo de leite, basta 2 colheres de sopa, não se engane, a granola hidrata ganha volume e logo dá a sensação de satifação, as oleoginosas tem a propriedade de saciedade.

Se pessoas diabéticas ou em dieta forem comer, nao use o açúcar, cada um adoça depois.

Na falta do sal marinho, use o velho de guerra o sal de cozinha

Sugestão de consumo: leite, iogurte,banana amassada, sorvete, vitamina de frutas ou simplimente sair comendo ao natural.

A granola é indicada para se comer pela manhã pq ajuda a fazer o intestino trabalhar, limpando com suas fibras o que é necessário, nao vou colocar aqui as vitaminas e minerais,mas dá para ver que é um coquetel de coisas boas.


Meus doces cupcakes

Uma variedade de decoração deixa muito rico o trabalho dos cupcakes
Aqui, massa de baunilha e de chocolate e as coberturas buttercream, pasta americana e glacê real.