17 de out de 2008

BOLO TRIPLO DE CHOCOLATE EM DUAS CAMADAS

Fazia tempo que eu queria ter coragem para fazer um bolo com maionese. Ví essa idéia há 10 anos atrás, pelas mãos-de-fada da Isamara Amâncio. Não tinha a receita dela, fui ao google e caiu no blog da Anna Elisa, o La Cucinetta (www.lacucinetta.com.br)
A bem da verdade, esse mousse que a Anna Elisa indica, ficou longe de ficar firme, da segunda vez que fiz a receita usei um doce de ameixa que deixou bem úmido, além de regar os bolos com o chá de canela e cravo. Não tenham medo, o bolo é maravilhoso!!!Não fiquem imaginando o gosto de chocolate e maionese postos lado a lado num prato, eu realmente que o gosto vai ficar horrível. Mas na receita, misturado o resultado é outro...maravilhoso!


(Ligeiramente adaptado do livro Sky High)
Tempo de preparo: 3 horas
Rendimento: 1 bolo de duas camadas de 22cm (16 fatias gordas)

Ingredientes: (bolos)

1 1/2 xíc. de farinha de trigo
2/3 xíc. de cacau em pó
1 1/2 colh. (chá) de bicarbonato de sódio
3/4 colh. (chá) fermento em pó
2/3 colh. (chá) de sal
1/3 colh. (chá) de canela em pó
50g chocolate amargo Callebaut (51%)
2/3 xíc. de leite integral
2/3 + 1/6 xíc. de café espresso quente
1 ovo extra-grande orgânico
2/3 xíc. de maionese Hellmann´s (tradicional, não light!)
1 colh. (chá) de essência de baunilha
1 1/2 xíc. açúcar cristal orgânico
(mousse de chocolate branco)
50g de chocolate branco de qualidade
1/2 xíc. de creme de leite fresco
1/2 clara (separe a clara e retire metade com uma colher)
1/2 colh. (sopa) de açúcar cristal orgânico
(cobertura)
225g de chocolate meio-amargo ou amargo
75g de manteiga sem sal
1 colh. (sopa) de glucose de milho
1/2 xíc. de creme de leite fresco
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte duas formas de 22cm com manteiga, forre com papel-manteiga e unte com manteiga novamente.
Peneire todos os ingredientes secos em uma tigela. Leve o leite a ferver em uma panela. Desligue, misture o café quente e o chocolate amargo picado e mexa até que esteja homogêneo. Deixe esfriar ligeiramente.
Na batedeira (com a pá), bata o ovo, a maionese e a baunilha, até que fique homogêneo, juntando o açúcar aos poucos. Acrescente os ingredientes secos, alternando com o leite com chocolate, 1/4 de cada vez, incorporando bem antes da próxima adição. Termine com o líquido.
Divida igualmente entre as duas formas e leve ao forno por 25-28 minutos, até que um palito inserido em seus centros saia razoavelmente limpo. Retire do forno e deixe esfriar nas formas por 15 minutos. Então desenforme-os em grades e retire o papel-manteiga cuidadosamente. Os bolos são MUITO macios. Deixe que esfriem por 1 hora.
Para a mousse: derreta em banho-maria o chocolate branco e 1/4 da quantidade de creme, mexendo bem. Deixe esfriar. Bata o restante do creme até formar picos firmes e reserve. Bata a clara com o açúcar até que forme picos firmes e incorpore cuidadosamente ao creme de chocolate. Incorpore o creme batido.
Coloque um dos bolos de ponta-cabeça no prato. Espalhe a mousse com uma espátula, de modo uniforme, deixando meio centímetro de folga nas laterais. Assente o segundo bolo por cima.
Para a cobertura: Derreta o chocolate, a manteiga e a glucose em banho-maria, mexendo sempre. Remova do fogo e misture o creme de leite fresco.
Derrame metade da cobertura sobre o bolo e espalhe cuidadosamente com uma espátula, até cobri-lo todo. Não precisa ficar bonito; essa camada serve apenas para selar as migalhas. Leve à geladeira por meia hora. Deixe o restante da cobertura em temperatura ambiente. Então termine de decorar o bolo, cobrindo-o bem. Mantenha-o na geladeira até a hora de servir.
à

Nenhum comentário: