17 de out. de 2008

BOLO TRIPLO DE CHOCOLATE EM DUAS CAMADAS

Fazia tempo que eu queria ter coragem para fazer um bolo com maionese. Ví essa idéia há 10 anos atrás, pelas mãos-de-fada da Isamara Amâncio. Não tinha a receita dela, fui ao google e caiu no blog da Anna Elisa, o La Cucinetta (www.lacucinetta.com.br)
A bem da verdade, esse mousse que a Anna Elisa indica, ficou longe de ficar firme, da segunda vez que fiz a receita usei um doce de ameixa que deixou bem úmido, além de regar os bolos com o chá de canela e cravo. Não tenham medo, o bolo é maravilhoso!!!Não fiquem imaginando o gosto de chocolate e maionese postos lado a lado num prato, eu realmente que o gosto vai ficar horrível. Mas na receita, misturado o resultado é outro...maravilhoso!


(Ligeiramente adaptado do livro Sky High)
Tempo de preparo: 3 horas
Rendimento: 1 bolo de duas camadas de 22cm (16 fatias gordas)

Ingredientes: (bolos)

1 1/2 xíc. de farinha de trigo
2/3 xíc. de cacau em pó
1 1/2 colh. (chá) de bicarbonato de sódio
3/4 colh. (chá) fermento em pó
2/3 colh. (chá) de sal
1/3 colh. (chá) de canela em pó
50g chocolate amargo Callebaut (51%)
2/3 xíc. de leite integral
2/3 + 1/6 xíc. de café espresso quente
1 ovo extra-grande orgânico
2/3 xíc. de maionese Hellmann´s (tradicional, não light!)
1 colh. (chá) de essência de baunilha
1 1/2 xíc. açúcar cristal orgânico
(mousse de chocolate branco)
50g de chocolate branco de qualidade
1/2 xíc. de creme de leite fresco
1/2 clara (separe a clara e retire metade com uma colher)
1/2 colh. (sopa) de açúcar cristal orgânico
(cobertura)
225g de chocolate meio-amargo ou amargo
75g de manteiga sem sal
1 colh. (sopa) de glucose de milho
1/2 xíc. de creme de leite fresco
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte duas formas de 22cm com manteiga, forre com papel-manteiga e unte com manteiga novamente.
Peneire todos os ingredientes secos em uma tigela. Leve o leite a ferver em uma panela. Desligue, misture o café quente e o chocolate amargo picado e mexa até que esteja homogêneo. Deixe esfriar ligeiramente.
Na batedeira (com a pá), bata o ovo, a maionese e a baunilha, até que fique homogêneo, juntando o açúcar aos poucos. Acrescente os ingredientes secos, alternando com o leite com chocolate, 1/4 de cada vez, incorporando bem antes da próxima adição. Termine com o líquido.
Divida igualmente entre as duas formas e leve ao forno por 25-28 minutos, até que um palito inserido em seus centros saia razoavelmente limpo. Retire do forno e deixe esfriar nas formas por 15 minutos. Então desenforme-os em grades e retire o papel-manteiga cuidadosamente. Os bolos são MUITO macios. Deixe que esfriem por 1 hora.
Para a mousse: derreta em banho-maria o chocolate branco e 1/4 da quantidade de creme, mexendo bem. Deixe esfriar. Bata o restante do creme até formar picos firmes e reserve. Bata a clara com o açúcar até que forme picos firmes e incorpore cuidadosamente ao creme de chocolate. Incorpore o creme batido.
Coloque um dos bolos de ponta-cabeça no prato. Espalhe a mousse com uma espátula, de modo uniforme, deixando meio centímetro de folga nas laterais. Assente o segundo bolo por cima.
Para a cobertura: Derreta o chocolate, a manteiga e a glucose em banho-maria, mexendo sempre. Remova do fogo e misture o creme de leite fresco.
Derrame metade da cobertura sobre o bolo e espalhe cuidadosamente com uma espátula, até cobri-lo todo. Não precisa ficar bonito; essa camada serve apenas para selar as migalhas. Leve à geladeira por meia hora. Deixe o restante da cobertura em temperatura ambiente. Então termine de decorar o bolo, cobrindo-o bem. Mantenha-o na geladeira até a hora de servir.
à

Nenhum comentário: