12 de jan. de 2011

Bolo de aniversário do filho mais velho!


Fiz esse bolo no aniversário do filhote que completou 20 anos dia 10 desse mês.Ficou perfeito. A maciez da massa não muito doce, o agridoce da geléia de manga e a sutileza do marshmallow...hummmm

Bolo

4 ovos separados

160 gr de açúcar

240 gr de farinha de trigo com fermento ou

o mesmo de fermento mais 1 colher de sopa de fermento para bolo

100 gr de chocolate em pó(usei o da rede Pão de Açúcar, imagina se fosse o da Nestlé)

1 colher de chá de bicarbonato de sódio( para dar aquele negritude no chocolate)

250 ml de café bem forte (use duas colheres de sopa de pó para 250 ml de água)

0- todos ingredientes prontos, ligue o forno e unte e enfarinhe a forma redonda de 21 a 23 cm, se puder forre com papel manteiga que ajuda a desenformar mais fácil

1- bata as claras em neve (ponha em outra vasilha,lave a mesma e ponha na batederia de volta ...hehehe #intruçõesparanovatasnacozinha)

2- bata as gemas com o café já frio por 5 minutos em velocidade alta, (a vasilha tem que ser grande, na planetária fica quase transbordando)

3 - misture a farinha com o chocolate o açúcar e o bicarbonato(se for usar o fermento à parte, peneiro nessa hora)

4 - já adicionando aos poucos e incorporando de-li-ca-da-men-te às gemas batidas.

5 - adicione as claras em neve (um truque: para que elas fiquem em neve até chegar a hora de incorporá-las, qdo bater junte uma pitadinhazinha de sal)

Leve ao forno. O tempo? Cada qual com seu forno!!! ;P


Geleia

aqui tem um video que fiz ha alguns tempo atrás que está aqui no blog mesmo

http://descobrindogostosesabores.blogspot.com/search/label/jelly


marshmallow

leve ao fogo 1/2 copo de água e 1 copo cheio de açúcar. nãomisture os dois,somente ponha o açúcar na panela e depois a água. deixe borbulhar intensamente. Pra saber se a calda está pronta, jogue um pouco da calda num copo com agua em temperatura ambiente, se turvar e quase formar algo palpável esta ficando boa.

Com a batedeira já com as claras em neve, vá adicionando essa calda. Cuidado para não jogar nas espátulas da batedeira e voar calda quente em você ou no seu cãozinho ou gato que está passando...(rsrsr) Se quiser acrescente alguma essência ou caldo de um limão. Bater bem. Deixa esfriar leva a geladeira e depois usa, ou come as colheradas ou enfeita um sorvete!!!

Nenhum comentário: