Esse blog é para eu registrar minhas experiências e às vezes peripécias na cozinha, lugar que adoro pensar, criar,...cozinhar e comer, na verdade comer...é em qualquer lugar...
14 de dez. de 2009
Pão Sírio
12 de set. de 2009
17 de ago. de 2009
Risoto de funghi
Cheesecake de limão
Cupcake "matador"
Isso é um cupcake de chocolate com recheio de limão e cobertura de brigadeiro!
Alguem...resiste?
Cuca de Banana
E vamos a receita:
- 3 xícaras de farinha de trigo com fermento(ela pôs o fermento à parte, eu usei o fermentado)
- 1 xícara de açúcar
- 1 pitada de sal
- Bananas cortadas na horizontal o quanto precise para sua forma refratária
- Manteiga ou margarina sem sal
- 2 claras em neve
- Açúcar com canela em pó bem misturadas
Minhas considerações:
Da próxima vez colocarei a canela ja mistura do açúcar com a farinha de trigo, para o gosto da canela permear toda a receita.
Não colocarei as claras em neve, não senti esse "tcham" todo no resultado final da receita...
Bom apetit!!
Capuccino
1 colher (chá) de Nescafé
3 colheres (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de leite em pó
1 colher (sopa) de Nescau
Pitada de canela
Chocolate cobertura em lascas
200 ml de água fervendo
E o seu capuccino, termina numa colher com delicioso chocolate derretido???
Salada de repolho crua
A amiga Luciana Onofre sugeriu por abacaxi, disse que fica ótima!
7 de mar. de 2009
Granola
Mas de onde surgiu a idéia da granola?
Com raízes no movimento vegetariano, o início da granola se deu quando, por volta de 1830, o americano William Sylvester Graham, inventou a farinha integral, composta de cereais moídos, sem nenhum aditivo. A partir daí, em 1863, o sanitarista James Jackson resolveu assar esta farinha integral, criando assim um farelo que ele batizou de “granula”.
Foi então que em 1870, outro sanitarista, o americano John Harvey Kellogg, criou uma mistura de grãos de aveia, trigo e milho assados para servir a seus pacientes. Como ele também chamou esta cmbinação de “granula”, Jackson entrou com um processo que fez Kellogg mudar o nome de granula para granola. Apesar disso, a pasta de milho - o Corn Flakes - criado por Kellogg logo depois, fez mais sucesso, ficando a granola esquecida por décadas.
Só foi a partir de 1960, que a granola foi trazida de volta por meio dos hippies, tendo ficado, desde então, cada vez mais popular.
Com informações de Cynthia Antonaccio"
Eu sei que adoro granola e faço a minha em casa, hoje nao lembro mais os valores para poder mostrar como compensa fazer em casa, nao sei quanto custa uma caixa nos supermercados, porque realmente nem procuro mais há anos.
Receita:
A base é:
2 xícaras de gérmen de trigo - 500 gr de aveia - 3/4 de copo de óleo( a escolher: girassol. canola,algodão ou milho, menos soja) - 1 xícara de açúcar mascavo ou rapadura ralada - 1 colher de chá de sal marinho e 2/3 de copo de água- essência de baunilha
Os complementos:
use uma xícara de cada do que quiser, as sugestões
(oleoginosas) castanha de caju,gergelim, linhaça,coco seco ralado,amendoim(já torrado) etc
(frutas secas) uva-passa, maça desidratada
Misture todos os secos numa tigela bem grande menos o açúcar, num copo misture o óloe, a água, o sal e açúcar, depois já derramando aos poucos em cima da mistura seca, mexa com uma colher de pau ou mesmo com as mãos, porque dá para sentir onde não está úmido. Espalhe a mistura numa assadeira, sem untar nem nada, leve ao forno e quando começar a exalar o cheiro bom, revolva a mistura delicadamente, fazendo as partes ainda úmidas ficarem em cima e irem desidatrando com o calor do forno, quando estiveram douradinha retire do forno,deixe esfriar e guarde em pote seco.
Num copo de leite, basta 2 colheres de sopa, não se engane, a granola hidrata ganha volume e logo dá a sensação de satifação, as oleoginosas tem a propriedade de saciedade.
Se pessoas diabéticas ou em dieta forem comer, nao use o açúcar, cada um adoça depois.
Na falta do sal marinho, use o velho de guerra o sal de cozinha
Sugestão de consumo: leite, iogurte,banana amassada, sorvete, vitamina de frutas ou simplimente sair comendo ao natural.
A granola é indicada para se comer pela manhã pq ajuda a fazer o intestino trabalhar, limpando com suas fibras o que é necessário, nao vou colocar aqui as vitaminas e minerais,mas dá para ver que é um coquetel de coisas boas.
Meus doces cupcakes
8 de fev. de 2009
Geléia de manga - como fazer. Delícia!
Essa receita é perfeita, peguei na internet. Fácil de fazer e serve para quase todas as frutas. Se tiver alguma dúvida é só postar aqui! Terei todo prazer em tirar.
19 de jan. de 2009

Adoro temperos! Não vivo sem eles, e realmente sei explorar muito bem no dia-a-dia.
Minha filha falou ontem que gosta muito da comida. Que por eu fazer sempre com calma sai muito mais gostosa do que as da minha mãe, que é estressada. Palavras da pequena de 9 anos de idade!!
Tempero da vida. Tempero do amor. Temos que praticar e usar diariamente.